Fomos nós conferir mais uma edição do festival dedicado aos apreciadores do líquido sagrado. Entre erros e acertos muita coisa pode ser dita sobre o evento, mas a grande questão que permeia nossas mentes marinadas em álcool diz respeito aos rumos que o festival vem tomando e, principalmente, o que vem por aí.
Se o evento desse ano pecou um pouco nos detalhes e decoração vistos nas outras edições, a organização e estrutura evoluiram muito. Menos muvuca, mais banheiros e filas apenas nos quiosques mais concorridos. Como a gente não tem frescura, essa parte ganhou pontos!
Quanto aos diuréticos disponíveis, meu foco no Beer Experience sempre foi conhecer coisas novas, descobrir cervejarias escondidas nos confins desse Brasil coisa linda e ter sempre aquela sensação de desbravador cervejeiro. Acredito que a grande estrutura da Bienal tenha encarecido a brincadeira e dificultado pra muita gente, mas realmente senti falta da presença de mais coisas novas em 2013, talvez mais em proporção do que pelo número de cervejarias presentes. Enfim, isso é mais da minha expectativa louca do que do evento.
Dentre as presentes, gratas surpresas. O destaque no prêmio Minha Opinião Apenas ficou para a Cervejaria Província, que ganhou meu coração com sua premiada weiss. Outro sucesso da festa foi a Invicta 1000 IBU, a cerveja mais amarga do Brasil. Entre muitas caretas e bêbados alucinados não foi difícil perceber que essa foi a cerveja mais comentada da bagaça, do universo e adjacências.
No Geral, o Beer Experience foi mais uma baita evento cervejeiro. Talvez esteja tomando proporções gigantes e se afastando um pouco do conceito original e dos preços mais acessíveis, mas continua sendo uma bela oportunidade para se afundar um pouco nesse universo e bater um papo com gente que entende do riscado.
Estamos torcendo para que a próxima edição recupere algo da proposta acolhedora e visualmente mais trabalhada dos anos anteriores. Mas, no estalar das tampinhas, o festival ainda proporciona boa música, boas cervejas e um ambiente sempre agradável.
Confira nossas fotos com edição zero e talento nulo: