AEEE! Faltam apenas 5 dias pro dia mais amargo do ano!!! Isso mesmo, o IPA Day Brasil está chegando, será no próximo dia 30 em Ribeirão Preto e nós aqui do blog já começamos o esquenta! Uma semana inteira de IPAs para alegria (ou não) de nossas gargantas.
Pra você que não sabe o que é uma cerveja do estilo IPA (Indian Pale Ale), podemos resumir que é uma cerveja que tem lúpulo bagarai.
A Jupiter IPA não é diferente, foram 90 adições de lúpulo durante o processo, deixando nela aquele amarguinho delícia.
Criada na capital paulista, meu, e provada no interiooorr, pra alegrar a segunda amarga de uma semana longa que está por vir.
É boa?
Coisa linda do tio!
Por quê?
Ah, o lúpulo.
Essa aqui tem um processo diferenciado. Foi a primeira brasileira com um processo contínuo de lupulagem, além do dry-hopping.
Apesar da grande quantidade, essa conseguiu um equilíbrio sensacional no conjunto todo. O malte é bem perceptível no aroma e em junção com o lúpulo deixa um cheiro bem refrescante, lembrando frutas cítricas. Tem um creme na medida, relativamente alto, com uma boa duração e bem cremoso.
O amargor é bem intenso, do começo ao fim, mas dá bastante espaço pra aquele sabor de laranja e com um malte leve e refrescante.
O álcool não é tão presente assim, com seus 6,5% mas bem distribuídos no conjunto, deixando uma sensação de picância no final.
Vale a pena?
Com certeza. Principalmente pros Hopheads de plantão.
Mais uma que entrou na minha listinha de cervejas pra ter na geladeira. Uma American IPA diferenciada por 16 conto em 330 ml tá delícia!
Pra quem não sabe, essa estará presente no IPA Day. E quem não conhece vale muito a pena passar no stand e provar. O tio aqui garante!