Sim, fofuxos! Mais uma! Dessa vez a criança é uma wood aged beer comemorativa aos 30 anos da escocesa Harviestone. Basicamente, eles pegaram essa cerveja AQUI e envelheceram por 6 meses em barris que antes tinham whisky 30 anos. Tá bom pra vc? Pra nós já é suficiente!
É boa?
Te falar que achei estranha no começo. Mas agradou.
Por quê?
A queima do barril faz diferença. Logo de cara o aroma e o primeiro gole são de defumados, numa mistura entre maltes torrados e madeira chamuscada.
O toque do whisky tá lá, em meio ao gostinho de churrasco e o toque amadeirado dessa maturação loca. É uma cerveja pouco amarga e bem seca, onde o aroma grita um pouco na frente dos sabores da porter original e do álcool (8%).
Ela também é mais densa, licorosa, ideal pra tomar devagar e deixar esquentar um pouco no copo.
Vale a pena?
Força a barra. Mas é legal.
Essa simpática caixinha traz 330 ml de uma cerveja diferente, meio difícil de entender no começo. Aos poucos foi me agradando mais, revelando os sabores por trás da fumaça.
A porca torce o rabo na hora da conta. Ganhei da digníssima produtora para celebrarmos 1000 bêbados miguxos AQUI, mas sei que a patada é de quase R$ 90.
Sim. Tudo isso. Por isso acho exagerado. Se parasse nos R$ 50 tava de bom tamanho, mas por isso acho que é a cerveja desta humilde pocilga que mais merece o selo #PROIBITIVO.
Só uma ressalva, provei a Ola Dubh 12 apenas, mas ela também apresenta o defumado, no entanto esse defumado muito provavelmente é proveniente do whisky que passou no barril, toda linha Ola Dubh usa barris utilizados anteriomente pela Highland Park, whisky delicioso e turfado, esse turfado é um toque defumado que o whisky apresenta devido ao malte utilizado no whisky ter sido defumado utilizando a queima da turfa (pedaços de solo), esse processo de dar toques turfados com a utilização de barris já utilizados para whiskys turfados é uma pratica que também acontece com outros whiskys que normalmente não produzem seus scotchs turfados.
Boa! Mais informação é sempre bem-vinda!
Valeu, Diego! 😉